quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Com apoio do Google e Nasa, Vale do Silício terá universidade para 'líderes".


Fonte: G1
O Vale do Silício, berço mundial da alta tecnologia, vai inaugurar, no segundo semestre deste ano, a Universidade da Singularidade, que será financiada pelo Google e pela Nasa (agência espacial norte-americana), entre outras organizações. O objetivo é formar os futuros líderes, "para que identifiquem os grandes desafios da humanidade". 

Os fundadores do centro de ensino, os especialistas Raymond Kurzweil e Peter Diamandis, anunciaram a criação da faculdade privada, cuja sede será no campus Research Park da Nasa, no Vale do Silício, Califórnia, a poucos quilômetros da sede do Google e de outras gigantes do setor. 

"A Universidade da Singularidade está preparada para receber os líderes que construirão um criativo e único mundo do futuro", disse Kurzweil, autor e cientista. 
O nome do centro faz referência ao livro de Kurzweil "The singularity is near" ("A singularidade está próxima", em tradução livre) – ele sugere que os avanços exponenciais em tecnologia modificarão a vida humana até limites nunca antes imaginados. O autor também é conhecido por sua teoria de que, um dia, os computadores chegarão a acumular tanto poder que dominarão o mundo. 

Seu colega neste projeto, Peter Diamandis, é um empresário espacial e presidente da X Prize Foundation, uma ONG que organiza anualmente concursos em diferentes áreas para premiar avanços que contribuam ao bem da humanidade.


Junto a seus dois fundadores, o novo centro de estudos conta com diversos doadores de renome, como a Nasa ou o site de buscas Google, que contribuiu com US$ 1 milhão. A universidade destacou que outras empresas deram financiamento ao projeto, mas não forneceu seus nomes. 

"Os desafios de nosso planeta são profundos", disse Vint Cerf, um dos pais da rede e atual "diretor de evangelização da internet" no Google. "Precisamos dos melhores corações e mentes trabalhando juntos por uma causa única", acrescentou. 

Nenhum comentário: