sábado, 15 de novembro de 2008

Obama e a Internet: O casamento perfeito

Por Vinicius Madureira - Imasters

Novo presidente dos Estados Unidos fez história não apenas na política. Ergueu uma nova maneira de usar a comunicação.

Barack Obama foi o 44º presidente eleito pelos Estados Unidos da América. O apelo que o adversário de John McCain fez a seus milhões de eleitores não foi o mesmo que estamos acostumados a ver, e se fosse, com certeza não o consagraria eleito com a disparidade de votos que foi. O slogan da campanha, "We can change" - em português, nós podemos mudar, não foi apenas um clichê publicitário. Um negro candidato ao maior posto político do mundo já seria suficiente para justificar a propaganda de mudança tão inserida nos discursos, mas, não bastasse isso, uma outra faceta de Obama conseguiu pôr mais lenha nessa fogueira e alavancar a campanha do Democrata: A internet.

Internet que foi responsável pela maior parte das doações que Obama recebeu para seu comitê de campanha. Internet que conseguiu unir forças e aumentar os votos do candidato nas regiões onde McCain era o favorito. A inovação marcou essa disputa, e se viralizou através das redes sociais que Barack divulgou e disseminou por todo o país e pelo mundo atestada pela qualidade do design de seu site e pelo planejamento minucioso de sua comunicação on line. Obama falava para todos: Uma linguagem para os artistas, outra para os idosos, outra para os latinos e por aí vai... Tudo foi pensado, dentre outras coisas, o foco diferenciado no eleitor jovem, que foi uma das maiores bandeiras do candidato. Ele os estimulou a exercer a cidadania, algo quase esquecido nos oito anos de governo Bush.

Para a imprensa americana ele fez história por romper barreiras raciais. Mas foi mais do que isso. Uma nova postura de comunicação foi adotada com o uso da internet que potencializou sua vitória, sem a dependência dos meios convencionais de comunicação.

Se ele vai corresponder ou não às expectativas é outro assunto, mas com certeza uma coisa é certa: Que ele já começou a mudar muita coisa, ele começou. Ações como essas devem estar aos nossos olhos e principalmente na mente.

Nenhum comentário: